sábado, 21 de abril de 2012

Mercadão vietnamita (asiático, na real)


Fazia um tempão que eu queria conhecer o tal mercado "vietnamita" de Berlim, o Dong Xuan Center (juro que sempre que leio esse nome penso em alguém dizendo "don juan" só que com sotaque oriental. Me perdoem pela piada infame, mas precisava dividir com alguém heheh). Depois de algo como 50 minutos contando a viagem de metrô e tram até o lugar, cheguei em Lichtenberg, bairro onde fica a coisa toda. O negócio é basicamente a 25 de março de São Paulo só que dividida em oito enormes galpões. E não é só vietnamita, é mais um mercado asiático mesmo...




Lá você encontra absolutamente de tudo: perucas, bolsas, sapatos, cachecóis, comida e qualquer ingrediente da cozinha oriental, ferramentas, malas, toalhas.... todo o tipo de tralha que existe no mundo, tem pra vender lá e muito mais barato que em qualquer outro lugar na cidade. Achei engraçado que até uma loja "hippie" tinha lá. Ou seja, os hippies de hoje em dia não são mais os mesmos, afinal, dá pra comprar todas as pulseirinhas e colarzinhos de sementes e miçangas exóticas já prontos e de balaio num atacado tsc, tsc, tsc. Ah, e muitas das coisas que vedem nos mercados de pulgas como "vintage", como aquelas correntes lindinhas com relógios,  dá pra comprar por três vezes menos nesse mercadão também.

Obviamente, quase nada tem preço e, na maioria das lojas, os vendedores nem olham pra tua cara. Você com sua cara de óbvia de turista não está a fim de comprar 25 cachecóis duma vez e por isso eles não tão muito interessados em você não. A não ser pelo fato de que eles podem dizer o preço que bem entenderem e ainda assim você vai achar barato. De qualquer jeito, se algo parecer meio absurdo, olhe na banquinha do lado e dê uma choradinha. A tentiada é livre, como sempre.

O mercado fica numa vizinhança com uns prédios de indústria abandonado. Visual bacaninha :D
Pra ter uma noção, saí de lá com um colar, uma bolsa e um cachecol por 11 euros. Bem baratinho. Quem comprar demais nas férias e precisar duma mala nova pra voltar pra casa, aproveite o passeio pra levar aqui. É bem mais barato que em qualquer outro lugar (a não ser que seja época das grandes liquidações nas lojas grandes). Ah, e tem que ir quando tiver no clima de fazer compras meeeesmo. Leva manhã ou uma tarde inteira a função. Só chegar até lá já leva um bom tempo, o negócio é grande e eles não aceitam trocas. Sendo assim, é bom prestar bastante atenção no que você está comprando, porque não tem volta. Outro detalhe é: não rola comprar com cartão de crédito, mas no galpão 3 tem um caixa eletrônico.



Delicinha vietnamita pro almoço
Se entre uma comprinha e outra bater a fome, além dos vários supermercados com especialidades asiáticas de todos os tipos, o Dong Xuan tem restaurantes vietnamitas e chineses onde dá pra comer bem e barato. Essa sopa da foto poderia ter alimentado meia Ásia e as porções de arroz frito são pra tirar a barriga da miséria de vez. Ah, importante, não importa o que você peça, vale acrescentar uma porção dos bolinhos fritos de arroz deles. Eu não entendo patavinas de comida oriental e não achei nem um grão de arroz no bolinho (à esquerda na foto), mas comi faceira. Outro detalhe bom de lembrar, se você não é acostumado a comer pimenta, vá com calma na hora de colocar molho na comida ou não vai ser divertido.  #ficadica.



Como chegar:

Dong Xuan Center
Herzbergstraße 128-139
M8 até Herzbergstr./Industriegebiet


Exibir mapa ampliado

Nenhum comentário:

Postar um comentário